← voltar

Matérias >> Reuniões semanais

Filtrar matérias por assunto:
19
AGO
2015
Reuniões semanais
Reunião semanal 17.08.2015
A boa comunicação é básica em qualquer relação seja ela social (família, igreja, vizinhos), profissional ou espiritual.
Nessa segunda-feira o casal Fernando e Ivana trouxeram a COMUNICAÇÃO como base do nosso encontro. Após a leitura e reflexão da palavra fizemos foguinhos e deles surgiram muitos pontos importantes:

1 - Aprender a ouvir com mais atenção. Todos nós temos necessidade de alguém que nos ouça.

2 - Aprender a falar com mais amor. Uma comunicação harmoniosa depende da capacidade de falar a coisa certa, na hora certa, da maneira certa, com a pessoa certa, com a motivação certa. Às vezes nós pecamos não a respeito do que falamos, mas como falamos. A maneira de dizer é tão importante quanto o que se diz.

3 - Aprender a elogiar com mais generosidade. O elogio sincero é um bálsamo para a alma e um tônico para o coração. Um elogio sincero vale mais do que mil críticas.

4 - Aprender a perdoar com mais compaixão. Não há família perfeita nem relacionamentos perfeitos. Todo relacionamento familiar precisa de renúncia e investimento. Toda família precisa exercer o perdão. Sem perdão não há relacionamentos saudáveis.

5 - Aprender a cultivar um relacionamento de intimidade com Deus. A maior necessidade da família é da presença de Deus. O casamento e todo o relacionamento familiar precisa estar edificado sobre uma relação pessoal e íntima com Deus. Nada nem ninguém pode substituir a presença de Deus na família.

Paz e Bem
LEIA MAIS
07
JUL
2015
Reuniões semanais
Reunião Semanal 06.07.2015
Nessa segunda-feira fechamos o 1º ciclo de palestras com a Psicóloga Ana Paula Reis da Costa. Em três encontros ela nos apresentou os processos de perdas e lutos que vivemos desde o dia em que nascemos até a despedida final.
Luto é toda a transformação que vivemos ao longo da vida.
A partir de um poema de Mario Quintana que diz o seguinte: “Esta vida é uma estranha hospedaria, De onde se parte quase sempre às tontas, Pois nunca as nossas malas estão prontas, E a nossa conta nunca está em dia”.
E de tudo que aprendemos nesses encontros cremos que ficam coisas importantes para reavaliarmos em nossas vidas:
• O amor fundamental;
• O sentido das coisas, o sentido através do amor;
• O resgate dos vínculos;
• A fé.
A fé é o melhor recurso de enfrentamento é o suporte a esperança é a construção de respostas. A fé é um sentimento/recurso tão grande que é o único que se aproxima do amor.
A Fé e a Esperança são para nós a eternidade dentro do tempo.
A única certeza que temos é que um dia partiremos e os que amamos também se vão, por isso pensemos: O QUE EU VOU LEVAR DAQUI? O QUE ESTOU LEVANDO NA MINHA MALA? E O QUE ESTOU DEIXANDO PARA OS QUE AMO?
E lembre-se: “Atrás de cada fim, revela-se um novo começo”. (Jurgen Moltmann)

Agradecemos a querida Ana Paula Reis pela delicadeza em tratar assuntos tão doloridos e pelas palavras de carinho a todo o movimento da Lareira. Agradecemos os casais que organizaram esse encontro e a todos os que se fizeram presentes.
Paz e Bem
LEIA MAIS
15
FEV
2015
Reuniões semanais
Reunião Semanal 09.02.2015
Nesta reunião, conduzida pelo casal Claudomiro e Jucelei, com o apoio de Sérgio e Lucimara, o tema abordado foi: "A fé nos momentos difíceis."
A passagem escolhida foi Mt 14,22-33, refletida e compartilhada belamente por João e Silvana. Neste texto, Jesus caminha sobre as águas, e os discípulos ficam cheios de terror e não O reconhecem. Pedro pede uma prova de que era realmente Jesus e Ele ordena: "Vem!". Pedro se encoraja em um primeiro momento, mas quando o vento sopra mais forte e ele começa a afundar, sua fé começa a desvanecer e ele pede por socorro. "Homem de pouca fé!" diz Jesus.
Assim é nossa vida; pedimos a ajuda de Deus mas sempre duvidamos dela. No dia a dia estão faltando Pedros, que têm a coragem de colocar o pé na água e sair do barco. A maioria não gosta de arriscar, de sair de sua zona de conforto. Quando tudo está bem é muito fácil ter fé, mas na adversidade, na doença, na crise familiar, o que acontece? Nossa fé esmorece, nos deixamos abater e não confiamos plenamente em Nosso Pai. Neste trabalho em grupo, foi discutido o que abalava nossa fé e o que fazíamos para fortalecer a fé em nossa família. Pois muito mais que palavras, são os exemplos que arrastam. Falar é fácil, mas agir é o que convence.
Ah, e também comemoramos os 35 anos de matrimônio de Silvio e Liliam, que participaram da primeira Lareira de Caxias do Sul. Parabéns!
Queridos irmãos, até segunda feira ! Paz e Bem!
LEIA MAIS
05
FEV
2015
Reuniões semanais
Reunião Semanal 02.02.2015
Na segunda feira fomos agraciados com mais uma excelente reunião, conduzida pelo casal Cleberson e Elaine, com o apoio do S. Elpídio e D. Corina. O Evangelho escolhido foi Mc 1, 29-31, e a mensagem que ele nos traz é de que o mundo está doente, com febre, e Jesus é a cura. Mas precisamos pedir e, principalmente, querer receber essa cura.
O palestrante Dilon Borges, da PATNA, também lareirista, trouxe um assunto importantíssimo e que está destruindo indivíduos, famílias, a sociedade: dependência química. Álcool, drogas, remédios controlados, vícios que sem a real conversão do dependente para Jesus é praticamente impossível livrar-se deles, pois se a pessoa não quiser melhorar não melhora mesmo.
Deus olha nossa miséria e dali extrai um diamante, vai lapidando-o. No momento em que nos afastamos de Jesus, vivemos na escuridão. Ele não desiste de nós. Nós é que desistimos D'Ele.
A prevenção primária deve ocorrer dentro da convivência familiar, os pais devem prestar atenção nos seus filhos; pois se não o fizerem, alguém lá fora dará essa atenção. O relacionamento dentro de casa tem que ser saudável, dialogar muito, principalmente dar bons exemplos, pois os filhos observam TUDO o que fazemos.
A Lareira é um dispositivo que a Igreja nos disponibiliza, para o resgate desses valores que estão se perdendo. As famílias estão muito individualistas e cada um vive no seu mundinho particular.
"PARA ESTAR NA LEMBRANÇA DE SEUS FILHOS AMANHÃ,VOCÊ TEM QUE ESTAR NA VIDA DELES HOJE." Paz e bem!
LEIA MAIS
O que você procura?
Agenda Baile Canto - Letra Convite Cuidadores crianças CURSO DE NOIVOS Deseja fazer parte deste movimento? Clique aqui Domingo com Jesus Domingo de lazer Festas e eventos comemorativos da comunidade Fotos gerais Jantar dançante Livros para leitura Noite gaudéria Noticias PASTORAL DOS CASAMENTOS Retiros Reuniões semanais SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL
E-mail: contato@lareiracaxias.com.br
© Copyright 2006 → 2016 Movimento da Lareira caxias do Sul - RS | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Gabriel Isoton